Feito sob o olhar de sua neta, Marisa Schiaparelli Berenson, que também é atriz e modelo, o curta de 18 minutos será apresentado no Festival da Biblioteca Mário de Andrade, que acontecerá entre os dias 15 e 17 de novembro. Essa edição tem como objetivo celebrar os 100 anos do Manifesto Surrealista de André Breton, ou seja, o momento perfeito para homenagear a designer italiana.
O documentário
Realizado com o apoio do Departamento de Herança da Maison Schiaparelli, a obra foi produzida pela jornalista e curadora de moda do festival, Antonia Petta, e pelo diretor Gabriel Dietrich. Além disso, tem como influência o livro de mesmo nome “Elsa Schiaparelli’s Private Album“, publicado por Marisa em 2014.
Gravado em Marrakech, cidade de Marrocos, o curta-metragem traz depoimentos exclusivos de Marisa e imagens inéditas da estilista. Sua neta deseja mostrar ao mundo uma Elsa Schiaparelli que poucos conhecem, revelando a sua ousadia da forma mais clara possível, até mais do que víamos em seus trabalhos.
“Todo mundo sabe quem ela é, mas através de um ângulo artístico e um tanto superficial. Ninguém a conheceu bem. Em especial, no âmbito privado, pois ela nunca falou sobre essa porção da sua vida a ninguém”, conta sua neta. Confira Marc Jacobs de olho na Chanel aqui!
A estilista italiana, que revolucionou ao referenciar movimentos artísticos nas passarelas, já colaborou com artistas como Alberto Giacometti, a escritora russa Elsa Triolet e o pintor Salvador Dalí, parceria responsável por diversas peças que ficaram marcadas para a história da moda.
O movimento Surrealista servia como base para seus designs e é utilizado dentro da casa até hoje, fortalecido por Daniel Roseberry, atual diretor criativo da Schiaparelli. Neste documentário, além de sua mente criativa e curiosa, também vamos apreciar seus momentos em família e os mais profundos detalhes da vida de uma verdadeira artista. Veja a marca-registrada de cada estilo aqui!
Sobre o festival
Apesar de acontecer entre os dias 15 e 17 de novembro, o documentário de Elsa Schiaparelli entra em exibição no dia 16 às 18h30, na Praça das Artes e com entrada gratuita, como em todo o evento.
Promovido pela Biblioteca Mário de Andrade, o tema deste ano conta com diversas atividades, como feira de livros, shows, debates e exposições com nomes como Leila Ferraz, Maria Lúcia Dal Farra e Diogo Cardoso. Para conferir a programação completa, basta acessar o perfil oficial da BMA.
Se você, assim como nós, é apaixonado por moda e cultura, a Redz. Fashion é o seu lugar! Continue de olho no nosso site e nas redes sociais para não perder nada.