Sabemos que Chanel é uma das marcas que andam à procura de um novo designer para representá-la há algum tempo e, pegando todos de surpresa, a Tom Ford também entra para essa lista em julho de 2024, logo depois de Peter Hawkings deixar a marca homônima. Felizmente, o caos não durou muito. Foi nesta quarta-feira (04) que o Instagram oficial da Tom Ford publicou um comunicado revelando o sucessor de Hawkings, o designer colombiano Haider Ackermann.
Um novo começo para Tom Ford
Nascido em Bogotá e adotado com apenas 9 meses por pais franceses, Haider teve uma vida muito agitada durante a sua infância e adolescência por conta do trabalho de seu pai, um cartógrafo que viajava regularmente e levava a família junto com ele.
Atualmente, é possível ver como essa exposição a diferentes culturas impactou a sua carreira, basta olhar para seus designs altamente diversificados. Veja como culturas locais influenciam as tendências aqui!
Após estagiar com John Galliano por cinco meses, Haider abriu sua própria marca no ano de 2002, tendo a alfaiataria alongada com recortes únicos e sensuais como parte da sua identidade visual — algo que se assemelha muito às peças de Tom Ford.
Essa vasta perspectiva cultural de Haider, junto com seu enorme perfeccionismo, caimentos criativos e o modo como explora a sensualidade, tende a ser muito relevante para a marca italiana, podendo trazer algo inédito dentro da direção criativa, algo como Sabato de Sarno fez com a Gucci, por exemplo.
Na situação, o designer italiano traz a essência da Gucci com uma visão mais moderna e ousada, de modo que você olhe para uma nova coleção e tenha vontade de ter todas aquelas peças no seu guarda-roupa, simplesmente por saber que existe um ponto de vista inovador na criação delas. Agora com a Tom Ford sob nova direção, por que seria diferente?
A forma como Ackermann brinca com as texturas e a silhueta feminina, com uma alfaiataria bem justa, usando cores e caimentos estratégicos, pode ser algo que a Tom Ford precise para se destacar no mercado atual.
Até o momento, as expectativas são altas, mesmo falando de duas pessoas que possuem estilos e visões diferentes.
A chegada de Haider Ackermann
Uma parceria inesperada, mas que promete chocar os amantes da moda. No comunicado, Ackermann e Ford revelaram o seu entusiasmo nessa nova fase da marca italiana, vemos vários elogios no texto divulgado que demonstram a grande admiração que um sente pelo outro.
“É com tremendo orgulho que buscarei honrar o legado de Tom Ford, um homem que admiro há muito tempo e por quem tenho o maior respeito”, disse o designer e, logo em seguida, vemos a declaração de Ford: “Sou um grande fã do trabalho de Haider há muito tempo […] Compartilhamos das mesmas referências históricas e eu não poderia estar mais animado para ver o que ele fará com a marca. Suspeito que serei o primeiro a aplaudir depois de seu desfile em março.”
A primeira coleção da Tom Ford com a nova direção de Haider Ackermann será a de primavera/verão em março de 2025 durante a Paris Fashion Week.