Nesta última terça-feira (15/07) a grife italiana Dolce & Gabbana apresentou sua coleção de Alta Sartoria inspirada na Igreja Católica, e não é de hoje que a moda e a Igreja Católica fazem uma collab, lembram do Met Gala 2018?

As vestes eclesiásticas sempre tiveram a sua importância na história, tanto da moda quanto da sociedade. Por muitos séculos, o clero fez parte do topo da pirâmide social e a Dolce & Gabbana resgatou essa classe secular em seu desfile de Alta Sartoria.
A Alta Sartoria é a versão masculina e italiana da Alta costura francesa. A Dolce & Gabbana não faz parte das marcas que desfilam na semana de alta costura por não estarem dentro dos requisitos obrigatórios (tem post sobre eles no Instagram da Redz ) entao ela apresenta seu Savoir-faire através de coleções de Alta Moda (feminino) e Alta Sartoria (masculino).

Apresentado no Castelo de Sant’ Angelo, há poucos metros do Vaticano, em Roma, Domenico e Stefano se inspiraram nas indumentárias papais, de cardeais, bispos, padres e coroinhas. As peças eram carregadas de simbolismo como crucifixos e estolas, muitos bordados e pedrarias, verdadeiras joias em forma de vestimentas. Foram 106 looks entre ternos, costumes, capas, coletes e mantos. Joias da divisão da Alta Joalheria também estiveram presentes.

É possível enxergar um paradoxo nessa apresentação, que iniciou com uma simulação da entrada dos cardeais no momento do conclave. Em 2025, tivemos a morte de um Papa que negava e abdicava de todo luxo oferecido a ele, o Papa Francisco pregava a simplicidade e a caridade, prezava pela ajuda e atenção aos mais pobres, uma ideia totalmente oposta a representação e conceito apresentado pela grife italiana – ao passo que, se você, tiver a oportunidade de visitar o Museu do Vaticano, perceberá que a igreja católica sempre apresentou uma estética opulenta, a fim de afirmar sua soberania aos reinos.
E antes que falem “Se o diabo veste Prada, Deus usa Dolce & Gabbana” deixo aquilo que, pra mim, foi destaque: Os sapatos em veludo, principalmente os vermelhos. Usados principalmente pelo Papa Bento XVI, segundo a polêmica da época, os sapatos foram originalmente desenhados pela PRADA! (Olha o plot twist!!)

Mesmo em meio a polêmicas, Domenico Dolce e Stefano Gabbana sabem como fazer uma moda de luxo e apresentações que são verdadeiros espetáculos!
Gostou do conteúdo? Siga a Redz nas redes sociais e nos acompanhe para não perder nada do mundo da moda. Um beijo e até mais!