Olivier Rousteing deixa a Balmain

O designer, que foi o primeiro homem negro a ocupar a direção criativa de uma casa de luxo, acaba de se despedir da marca

Reading Time: 3 minutes

Nesta quarta-feira (05), o estilista Olivier Rousteing divulgou um comunicado em suas redes sociais se despedindo da Balmain após 14 anos liderando a maison. Mesmo quando nos aproximamos do fim do ano, a dança das cadeiras continua sendo um tema recorrente no mundo da moda com um dos nomes mais subversivos da indústria.

“Uma nova era”, mas fora da Balmain

Com apenas 25 anos, em 2011, Olivier Rousteing já chegou fazendo história quando se tornou o estilista mais jovem a liderar uma casa de luxo em Paris desde o anúncio de Yves Saint Laurent na Dior. Logo em 2012 os lucros chegaram a € 3,1 milhões, enquanto no ano passado as receitas são de aproximadamente € 300 milhões, o que revela a grande influência que Rousteing teve no crescimento da marca.

“Gostaria de expressar minha profunda gratidão a Olivier por escrever um capítulo tão importante na história da Balmain House. A contribuição e a paixão de Olivier nos últimos anos deixarão uma marca indelével na história da moda”, disse o CEO da Balmain, Matteo Sgarbossa. Saiba mais sobre a nova diretora criativa da Fendi aqui!

Reprodução – Instagram
@olivier_rousteing

No seu último desfile, apresentado em 1º outubro deste ano no Grand Hotel Intercontinental, local onde Olivier fez sua estreia em 2011, o designer contou como acreditava poder passar por um período de transformação e se reinventar trabalhando em ‘uma nova era’ enquanto se desafiava ao fazer isso ‘na mesma casa’. Pouco mais de um mês depois, vemos que isso não era possível.

Em sua conta oficial do Instagram, Olivier Rousteing se despede: “estou profundamente orgulhoso de tudo o que realizei e profundamente grato à minha equipe excepcional da Balmain, minha família escolhida, em um lugar que tem sido minha casa nos últimos 14 anos (…) Ao olhar para o futuro e o próximo capítulo da minha jornada criativa, sempre guardarei esse tempo precioso perto do meu coração.”

Entenda sua trajetória

“Você está mudando as regras do mundo da moda”, disse Rihanna nos bastidores do Balmain Army, uma das ações criadas pelo estilista que juntou famosas como Beyoncé, Kim Kardashian, Naomi Campbell e Rihanna, ajudando a impulsionar a conexão do público com a marca. 

Sua chegada na Balmain abriu portas para muitos momentos inesquecíveis no mundo da moda e, apesar das críticas, Olivier Rousteing conseguiu combinar o novo e o velho ao honrar o legado da maison sob um olhar mais jovem e revolucionário. Em pouco tempo, ele chamou a atenção de todos e passou a mensagem que queria redefinindo o estilo da Balmain.

Reprodução – Instagram
@olivier_rousteing

A cultura pop virou parte da Balmain, e isso fica ainda mais forte a partir de grandes colaborações com a Barbie, Puma, Netflix e H&M. Veja os destaques da São Paulo Fashion Week N60 aqui!

“A liderança visionária de Olivier não apenas redefiniu os limites da moda, mas também inspirou uma geração com criatividade ousada, autenticidade inabalável e compromisso com a inclusão.”, declara o CEO da Mayhoola e presidente da Balmain, Rachid Mohamed Rachid.

A Balmain ainda não anunciou seu novo diretor criativo.

Para mais notícias sobre os bastidores da indústria da moda, continue de olho na Redz. Fashion!