Dolce & Gabbana Alta Moda 2025: uma reverência à história de Roma

Coleção feminina traz representações de monumentos da cidade, referências ao cinema italiano e à mitologia romana

Reading Time: 3 minutes

Há 12 anos, o Grand Tour d’Italia, projeto criado pela grife, tem a missão de apresentar coleções de alta joalheria, alta moda e alta sartoria para homenagear a história da moda italiana, o folclore local e tudo o que compõe sua vasta cultura. Depois de passar por cidades como Veneza, Capri e Milão, o destino escolhido para a coleção feminina de alta moda apresentada nesta segunda-feira (14) foi Roma, na Via Sacra, no complexo histórico do Fórum Romano.

Artesanato e história

No período do Império, o Fórum Romano, localizado próximo ao Coliseu, funcionava como centro político, comercial e religioso da cidade. Sendo assim, o lugar se transformou em um cenário que favorece a ideia dos estilistas Domenico Dolce e Stefano Gabbana.

Em meio a ruínas que carregam um peso histórico e muito significativo, as peças transitam em vestidos com saias volumosas, silhuetas clássicas e camadas delicadas que representam as paisagens de Roma, seja em bordados ou com pinturas, tudo feito à mão. Veja a nova diretora criativa da Marni aqui!

Reprodução – Dolce & Gabbana
Reprodução – Dolce & Gabbana

As referências chegam até a mitologia romana, como quando utilizam a imagem das Vestais, as sacerdotisas devotas à deusa do lar, conhecida como Vesta. Em relação ao cinema italiano, o foco aqui vai para os anos 1950 e 1960, inspirando-se no visual de atrizes dos filmes de Michelangelo Antonioni, Federico Fellini e Pier Paolo Pasolini.

Reprodução – Dolce & Gabbana
Reprodução – Dolce & Gabbana

A famosa Fontana di Trevi surge em um casaco feito com a técnica intarsia, geralmente usada em tricô, que auxilia na hora de formar um padrão de várias cores (como um quebra-cabeça). A peça, que representa os tons de água da fonte, possui diversos detalhes em chiffon. Outros monumentos da cidade, como a Piazza di Spagna ou a Igreja Santissima Trinità dei Monti, são protagonizados nas estampas.

Beleza além das roupas

Nem só de looks esculturais e um conceito notável vive uma coleção de moda. Assinada por Pat McGrath, a maquiagem e o cabelo, feitos pelo hairstylist Guido Palau, conseguiram equilibrar visualmente todo o desfile.

Casando com a proposta dos diretores criativos da Dolce & Gabbana, tudo beirou ao clássico, com pele soft matte e pouca iluminação. De modo geral, não houve muita dramaticidade, diferente de outros trabalhos que já vimos de McGrath.

Reprodução – Dolce & Gabbana

Na Roma Antiga, o batom era usado para distinguir a classe social dos indivíduos e não se limitava ao gênero. Para esta coleção, os olhos recebem uma sombra marrom bem esfumada e um delineado bem discreto, destacando os lábios com tons de nude rosado ou em vermelho intenso.

Os penteados elaborados por Palau eram todos presos e sem fios soltos, contribuindo para uma silhueta bem alinhada e, como já dito antes, clássica. Veja o Brasil na semana de alta-costura aqui!

Nesta coleção, houve muita precisão no design de cada peça e no trabalho artesanal que elas carregam. Com elegância e muitos elementos em harmonia, a memória de Roma foi honrada com sucesso.

Para mais notícias sobre o mundo da moda, continue de olho na Redz. Fashion!