Sabemos que a dança das cadeiras não para, e as razões para isso são múltiplas, mas o que ninguém esperava era que seríamos surpreendidos em uma simples manhã de quinta-feira (06) com a notícia de que o designer italiano, Sabato de Sarno, encerraria o seu contrato com a Gucci com apenas dois anos na direção criativa.
Sua trajetória na casa de luxo
De 2015 a 2022, o estilista Alessandro Michele comandava a Gucci, trazendo muita ousadia e inovação. No entanto, De Sarno chegou no ano de 2023 e trilhou um caminho diferente, indo em direção ao clássico. “Quero que as pessoas se apaixonem pela Gucci novamente”, ele disse antes de apresentar sua coleção de estreia.
![](https://redzfashion.com/wp-content/uploads/2025/02/ca58bca7-0c19-4668-95a0-bd86ecd85332-min-838x1024.jpeg)
@gucci
Com um olhar mais moderno e sofisticado, ele ainda se esforçava para honrar a identidade e a história da maison, tanto nos locais do desfile quanto nas cores e materiais das peças. Apesar de ter uma visão diferente da de Michele, a essência da grife parecia ser sua prioridade. Confira a nova coleção de Marc Jacobs aqui!
Em sua conta oficial do Instagram, ele se despede: “Qualquer projeto importante depende da paixão, inteligência e coração de pessoas extraordinárias. A eles eu digo: sempre atento à sua alegria. É a verdadeira medida de se és verdadeiro contigo mesmo, qualquer que seja a oportunidade, qualquer que seja o desafio. Um obrigado não seria suficiente, talvez. Mas hoje a minha alegria é para vocês.”
O CEO da Gucci, Stefano Cantino, demonstrou sua gratidão ao designer: “Aprecio sinceramente como ele honrou o artesanato e a herança da maison com tanto compromisso.”
O que isso significa para a indústria da moda?
Muitas pessoas não estavam satisfeitas com as criações de Sabato de Sarno, afinal ela se distancia muito do que Alessandro Michele trouxe nesses 7 anos em que era o diretor criativo.
Alguns dizem que seu estilo é “muito básico” em comparação ao trabalho de Michele, dificultando a relação entre a marca e seu consumidor, considerando que foi uma mudança bem radical. O que não podemos negar é que no último trimestre de 2024 as vendas caíram 25%, e isso não é um bom sinal.
A partir de 2019, vimos Gucci em uma situação parecida. O mundo todo passava por diversas crises e, depois de finalmente voltarmos aos eixos, nossos interesses mudaram e os negócios com Alessandro Michele não eram satisfatórios, mas parece que com De Sarno esse cenário não mudou.
![](https://redzfashion.com/wp-content/uploads/2025/02/db1ffff2-93f3-4f0b-963d-b4991a7e39ed-min.jpeg)
@sabato.desarno
![](https://redzfashion.com/wp-content/uploads/2025/02/photo_4983320450855710408_y-min.jpg)
Em uma matéria para a Vogue Business, o jornalista Luke Leitch escreve: “Quão transformador para a sorte de uma maison um novo diretor criativo pode realmente ser?” É uma questão que fica no ar… Confira todas as tendências que apareceram no Grammy aqui!
Não há dúvidas sobre o talento de Sabato, mas será que dois anos são suficientes para um designer equilibrar seu estilo com os códigos da casa? Ao que parece, sua saída foi uma tentativa – talvez – desesperada de se reerguer no mercado de luxo após péssimas decisões estratégicas.
![](https://redzfashion.com/wp-content/uploads/2025/02/5641e94f-4298-4f99-8f1d-837c5cbb65a9.jpeg)
Até o momento, tudo que sabemos é que durante a Semana de Moda de Milão de Outono/Inverno 2025, a coleção apresentada será feita pela equipe de design da Gucci e os boatos sobre quem irá substituí-lo já começaram a circular.
Se você quer ficar por dentro de mais notícias como essa sobre os bastidores do mundo da moda, tendências e dicas de estilo, continue de olho na Redz. Fashion!