Sabemos que a dança das cadeiras não para, e as razões para isso são múltiplas, mas o que ninguém esperava era que seríamos surpreendidos em uma simples manhã de quinta-feira (06) com a notícia de que o designer italiano, Sabato de Sarno, encerraria o seu contrato com a Gucci com apenas dois anos na direção criativa.
Sua trajetória na casa de luxo
De 2015 a 2022, o estilista Alessandro Michele comandava a Gucci, trazendo muita ousadia e inovação. No entanto, De Sarno chegou no ano de 2023 e trilhou um caminho diferente, indo em direção ao clássico. “Quero que as pessoas se apaixonem pela Gucci novamente”, ele disse antes de apresentar sua coleção de estreia.
Com um olhar mais moderno e sofisticado, ele ainda se esforçava para honrar a identidade e a história da maison, tanto nos locais do desfile quanto nas cores e materiais das peças. Apesar de ter uma visão diferente da de Michele, a essência da grife parecia ser sua prioridade. Confira a nova coleção de Marc Jacobs aqui!
Em sua conta oficial do Instagram, ele se despede: “Qualquer projeto importante depende da paixão, inteligência e coração de pessoas extraordinárias. A eles eu digo: sempre atento à sua alegria. É a verdadeira medida de se és verdadeiro contigo mesmo, qualquer que seja a oportunidade, qualquer que seja o desafio. Um obrigado não seria suficiente, talvez. Mas hoje a minha alegria é para vocês.”
O CEO da Gucci, Stefano Cantino, demonstrou sua gratidão ao designer: “Aprecio sinceramente como ele honrou o artesanato e a herança da maison com tanto compromisso.”
O que isso significa para a indústria da moda?
Muitas pessoas não estavam satisfeitas com as criações de Sabato de Sarno, afinal ela se distancia muito do que Alessandro Michele trouxe nesses 7 anos em que era o diretor criativo.
Alguns dizem que seu estilo é “muito básico” em comparação ao trabalho de Michele, dificultando a relação entre a marca e seu consumidor, considerando que foi uma mudança bem radical. O que não podemos negar é que no último trimestre de 2024 as vendas caíram 25%, e isso não é um bom sinal.
A partir de 2019, vimos Gucci em uma situação parecida. O mundo todo passava por diversas crises e, depois de finalmente voltarmos aos eixos, nossos interesses mudaram e os negócios com Alessandro Michele não eram satisfatórios, mas parece que com De Sarno esse cenário não mudou.
Em uma matéria para a Vogue Business, o jornalista Luke Leitch escreve: “Quão transformador para a sorte de uma maison um novo diretor criativo pode realmente ser?” É uma questão que fica no ar… Confira todas as tendências que apareceram no Grammy aqui!
Não há dúvidas sobre o talento de Sabato, mas será que dois anos são suficientes para um designer equilibrar seu estilo com os códigos da casa? Ao que parece, sua saída foi uma tentativa – talvez – desesperada de se reerguer no mercado de luxo após péssimas decisões estratégicas.
Até o momento, tudo que sabemos é que durante a Semana de Moda de Milão de Outono/Inverno 2025, a coleção apresentada será feita pela equipe de design da Gucci e os boatos sobre quem irá substituí-lo já começaram a circular.
Se você quer ficar por dentro de mais notícias como essa sobre os bastidores do mundo da moda, tendências e dicas de estilo, continue de olho na Redz. Fashion!