IED Rio reúne nomes da moda brasileira para debater a importância da leitura 

Evento em parceria com o IED e Rio Ethical Fashion abordou a Literatura de Moda, e André Carvalhal falou sobre seu próximo lançamento

Reading Time: 4 minutes

Na última quinta-feira (02) aconteceu o evento organizado pelo IED Rio em parceria com o Rio Ethical Fashion com o tema Literatura da Moda. Tendo como gancho o reconhecimento da cidade do Rio de Janeiro como Capital Mundial do Livro, título concedido pela UNESCO, a conversa em tom dinâmico reuniu nomes importantes da moda brasileira.

A influência da literatura

Um dos tópicos discutidos foi como a literatura esteve presente na trajetória de cada um dos convidados. A jornalista Erika Palomino, autora da obra “Babado Forte“, contou como os livros forjaram sua identidade desde pequena: “Sou filha única, então ficava no mundo dos livros e sempre soube que o que iria fazer tinha a ver com a palavra. Não sabia de que maneira, mas eu tinha em mim essa vontade de escrever e fui muito influenciada por Clarice Lispector, Fernando Pessoa, João Cabral de Melo Neto e Guimarães Rosa”. 

Trabalhando no início do projeto Folha de S.Paulo, a jornalista sentia que o tipo de escrita seguido era pouco personalizado e bastante informativo. Em 1999, lançou “Babado Forte” com um compilado do conteúdo publicado em sua coluna Noite Ilustrada, que retrata a cena clubber e sua influência na moda e cultura. 25 anos depois, Erika buscou um novo recorte em “Babado forte: 35 anos de cultura jovem no Brasil” para entender a mudança das gerações e a passagem de um mundo analógico para o digital. “A primeira edição do livro é muito sobre a minha vida, o que eu vi e o que vivenciei. Essa nova edição é um livro de histórias, e por isso fica muito mais interessante”, enfatizou. 

Erika Palomino e convidados – Foto: Reprodução

Enquanto Erika teve a literatura como um forte condutor desde criança, o escritor André Carvalhal, que já publicou inúmeras obras essenciais para a moda brasileira, comentou que sua realidade foi diferente. “Eu vim da Zona Norte do Rio e a minha família tinha diversas outras prioridades. Estava tentando me lembrar e nunca vi um livro na minha casa quando era pequeno, então eu não era estimulado a isso”. Tendo sido a primeira pessoa de sua família a fazer faculdade, André descreveu que, mesmo sem livros, a criatividade se fez presente da maneira que seus pais podiam oferecer, e eventualmente a moda o levou à literatura. 

Com longa passagem na FARM, André Carvalhal escrevia para o blog da marca e assim começou a se aproximar cada vez mais do mundo da escrita e como ela poderia ser ainda mais atrelada a sua vida profissional. A partir de palestras e aulas que ele dava na Fundação Getúlio Vargas surgiu a ideia de escrever o primeiro livro, o best-seller “A moda imita a vida”: “É um livro sobre construção de marca de moda, mas que fala sobre muito mais do que isso. Eu não tinha nenhuma referência porque não existia outro livro sobre isso na época”. 

Próximos lançamentos

Desde o lançamento do primeiro livro em 2014, André lançou outros cinco, sendo finalista do Prêmio Jabuti 2019 e se consagrando como um dos autores mais vendidos na área da Moda. Neste mês de outubro será o seu próximo lançamento, “A alegria em ficar de fora”, que traz reflexões sobre bem-estar e a importância de balancearmos o uso das redes sociais na vida pessoal e profissional: “Hoje a indústria do bem-estar já é maior do que a indústria farmacêutica, o que parece legal, mas não, e o livro fala sobre como podemos lidar com toda essa confusão de produtos wellness”, explicou.

André Carvalhal e Fe Cortez – Foto: Reprodução

Considerando-se um escritor focado em comportamento, André enfatizou que a moda sempre está presente de alguma forma e que foi ela foi a responsável por levá-lo ao mundo da escrita. Além disso, em comemoração aos 10 anos do lançamento de “Moda com propósito”, Carvalhal deu um spoiler de que ano que vem será o seu retorno ao mundo da moda. “Será um livro muito diferente e especial, onde eu vou contar a história de muitas pessoas que fazem a moda acontecer, pessoas que me inspiraram com quem eu aprendi”, contou o autor. 

Rio Ethical Fashion

Indo para a sua 5ª edição, o Rio Ethical Fashion (REF) acontecerá amanhã (09/10) no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Fundado por Yamê Reis, que é a coordenadora do curso de Design de Moda do IED Rio e foi a organizadora do evento discutido acima, o REF é considerado o maior fórum internacional de moda sustentável da América Latina.

O evento é gratuito e terá 10 painéis de discussão com importantes profissionais e nomes do segmento, incluindo Erika Palomino, Ronald van der Kemp, Fernanda Simon e outras referências no tema. Confira a agenda completa no site: https://www.rioethicalfashion.com/agenda

Siga a Redz por aqui e pelo nosso Instagram @redz.fashion para acompanhar o evento e outras notícias do mundo fashion!