Latin American Fashion Awards: conheça os finalistas brasileiros

Entrevistamos o designer Jum Nakao para falar sobre a premiação que acontecerá em novembro

Reading Time: 6 minutes

Foi divulgada a lista com os finalistas da segunda edição do Latin American Fashion Awards e, dos 48 indicados, 16 são brasileiros. A premiação, que acontecerá entre os dias 6 e 9 de novembro na República Dominicana, reunirá um júri seleto, profissionais da área e a mídia internacional para homenagear e apoiar a moda latino-americana. 

O designer Jum Nakao conta que foi tocado profundamente ao receber a notícia de que era finalista na categoria Projeto Responsável do Ano por perceber que palavras como responsabilidade estão começando a ocupar um posto central: “Vejo como um sinal de mudança cultural. Para mim, o verdadeiro prêmio seria consolidar a ideia de que beleza pode ser ética, e ética pode ser revolucionária. Mas há algo ainda mais urgente que a própria premiação: precisamos criar uma cultura de moda”, afirma. 

Jum Nakao

Designer e diretor de criação, Jum Nakao fundou seu ateliê em 1997 com sede em São Paulo. Ele diz que sua maior motivação nunca foi apenas trabalhar no mundo da moda: “O que sempre me moveu — e continua movendo — é transformar o invisível em visível”. Assim, a partir de 2004 passou a atuar também em diversas outras áreas como design de espaços, direção de arte e formação e capacitação de pessoas através de workshops e palestras, publicação de livros e textos. 

Ao longo dos anos, Nakao acumulou diversas conquistas e reconhecimentos no Brasil e ao redor do mundo por sua moda conceitual, tendo sido o responsável pela direção criativa da apresentação do Brasil na cerimônia de encerramento das Olímpiadas de Londres, em 2012. “O que me impulsiona é honrar os artífices, os saberes manuais, as mãos que constroem o mundo com delicadeza e refinamento. Valorizo a manualidade porque ela carrega história, dedicação, silêncio e amor”, enfatiza o designer. 

Jum Nakao – Foto: Reprodução

Em 2021 lançou Pílulas, um projeto de inclusão e capacitação on-line nas redes sociais para resgatar e valorizar as manualidades, a arte singela da costura, da modelagem, do figurino de grandes produções e espetáculos em vidas reais. Questionado se sente que cumpriu seu propósito de carreira após tantas conquistas, incluindo a indicação ao Latin American Fashion Awards, Jum Nakao responde que não enxerga isso como um ponto de chegada: “Propósito é estado de movimento. Sim, já colhi frutos lindos, mas sigo semeando — porque ainda há muito por costurar entre onde estamos e onde podemos estar. Acredito que não existe luxo maior do que amar aquilo que se faz e amar para quem se faz. No fim, o essencial é lembrar que moda é — e sempre será — sobre pessoas”.

BeLEAF

Finalista junto a Jum Nakao na categoria  Projeto Responsável do Ano, a BeLEAF surge com a construção de um material vegano e 100% orgânico nascido da folha Alocasia Macrorrhizos, mais conhecida como Orelha de Elefante. Cultivadas principalmente em fazendas de reflorestamento, as beLEAFs crescem ao lado de diferentes tipos de vegetação e alimentos, promovendo o equilíbrio ecológico e a revitalização de terras degradadas.

Com múltiplas possibilidades de aplicação, o material fez parte de coleções de marcas brasileiras como Misci, Lenny Niemeyer e Animale. Além disso, a BeLEAF também esteve presente em coleções de grifes renomadas como Loewe e Christian Louboutin, reforçando que a moda pode – e deve – ser mais responsável sem deixar de lado a beleza e criatividade. 

BeLEAF x Lenny Niemeyer – Foto: Reprodução
BeLEAF x Louboutin – Foto: Reprodução

Paula Raia

Concorrendo ao prêmio Carmen Busquets Couture Prize, a marca fundada em 2010 busca traduzir seu universo intuitivo e poético em suas roupas através de desfiles e campanhas, promovendo um diálogo aberto com as mulheres que ingressam nesse mundo.

FARM

Com mais de 25 anos de existência, a FARM se tornou uma das marcas brasileiras mais reconhecidas mundo afora por seu conceito forte de brasilidade nas roupas coloridas e estampadas. Com mais de 80 lojas no Brasil, diversos pontos de venda internacionais e projetos de sustentabilidade, a marca carioca é uma das finalistas ao prêmio de Marca do Ano

Sauer

A Sauer é uma marca de jóias fundada em 1941 pelo francês Jules Sauer, que chegou ao Brasil fugindo da Segunda Guerra Mundial. Desenvolvendo sua paixão por pedras preciosas ao lado de Zilda Wacks (que mais tarde se tornaria sua esposa), o negócio foi se expandindo rapidamente e não à toa hoje é uma das joalherias mais importantes do Brasil. Desde 2013 é comandada por Stephanie Wenk e está indicada à Marca de Acessórios do Ano.

Pedro Napolinário

Nascido no Rio de Janeiro, o fotógrafo indicado à Fotógrafo Emergente de Moda do Ano tem o objetivo de retratar a comunidade negra na moda, ressaltando a importância da representatividade nesse meio. Desde 2020 trabalha assiduamente na indústria, participando de ensaios para a Dazed, i-D, Vogue, Elle, Harper’s Bazaar, Glamour, Vanity Fair, Forbes, entre outras.

Pedro Napolinário x Farm – Foto: Reprodução

Mar+vin

A dupla Marcos Florentino e Kelvin Yule já fotografou para importantes revistas de moda como Vogue, Elle e Glamour, além de assinarem campanhas para grifes renomadas tais como Dior. Com uma linguagem estética que une técnica e storytelling, o trabalho da dupla rendeu a nomeação de Fotógrafo de Moda do Ano

Mar+vin x Vogue Brasil – Foto: Reprodução

Nídia Aranha

A artista travesti nascida na Baixada Fluminense indicada a Líder de Moda de Impacto do Ano também atua como diretora de arte e pesquisadora no segmento de antropologia visual, e já trabalhou com artistas como Iza, Gloria Groove, Pabllo Vittar e Ludmilla. Ao comentar sobre a nomeação em seu Instagram, ela escreveu que “ser reconhecida dessa forma reafirma minha crença de que o futuro só pode ser moldado por aqueles que realmente provaram na vida e na subjetividade a transformação como experiência em algo de significado coletivo”. 

Paulo Borges

Idealizador e diretor criativo da São Paulo Fashion Week, Paulo é um dos nomes mais importantes da moda brasileira por fomentar o desenvolvimento e reconhecimento de designers através da criação do SPFW. Finalista ao lado de Nidia na categoria Líder de Moda de Impacto do Ano, ele também é presidente do Instituto InMode (Instituto Nacional de Moda, Design e Economia Criativa).

Mika Safro

A maquiadora baiana tem sido destaque para além de sua indicação à Maquiador(a)/ Cabelereiro(a) do Ano, já que no ano passado integrou a lista promovida pelo British Fashion Council destacando os 50 novos talentos mais criativos da indústria da moda mundial.

Mika Safro x Vogue Brasil – Foto: Reprodução

Leandro Porto

Formado em Jornalismo, o goiano começou a trabalhar na área da Moda para expressar a sua criatividade e firmou sua carreira como stylist em inúmeras campanhas e edições da Vogue, sendo um dos finalistas da categoria de Stylist do Ano.

Maika Mano

Ao lado de Leandro como finalista do prêmio de Stylist do Ano, o paulistano formado em Moda começou a atuar como stylist há oito anos com o objetivo de criar imagens impactantes e artísticas que carregam uma identidade brasileira forte e única.

Bibo

A diretora une sua visão jovem e perspectiva avant-gard com técnicas de filmagem clássicas, resultando em sua produção Chrysalis, que a consagrou como uma voz da nova geração. Vencedora do prêmio New Talent Award do Ciclope Latino, também é finalista da categoria Filme de Moda do Ano

Valentina Sampaio

A modelo nascida no litoral do Ceará se tornou a primeira mulher trans a desfilar no Victoria’s Secret Fashion Show, além de ocupar as passarelas em coleções de Giorgio Armani, Moschino, Bottega Veneta e Jean Paul Gaultier. Valentina, que também utiliza seu renome para ser uma figura ativista dos direitos LGBTQIAP+, já foi capa de várias revistas, incluindo Vogue Paris e Brasil, e é uma das finalistas ao prêmio de Modelo do Ano

Valentina Sampaio – Foto: Reprodução

Livia Nunes

A influenciadora mineira começou sua carreira no Youtube em 2015, e hoje possui mais de um milhão de seguidores no Instagram. Com foco na criação de conteúdo de moda, ela faz parceria com marcas de luxo e participa das principais Semanas de Moda, sendo uma das finalistas do prêmio Líder de Moda de Impacto do Ano

Thássia Naves

Formada em Publicidade, Thássia também concorre ao prêmio de Líder de Moda de Impacto do Ano, tendo mais de 4 milhões de seguidores em suas redes sociais e um conteúdo focado em moda e lifestyle

Siga a Redz por aqui e pelo nosso Instagram @redz.fashion para acompanhar a premiação e outras notícias do mundo fashion!