Redz.
Redz.

London Fashion Week: a moda provocativa entra em cena

Dilara Findikoglu e Di Petsa mergulham no conceito de beleza, destruição e uma feminilidade caótica na moda

Reading Time: 3 minutes

Se você gosta de apreciar um desfile de moda com designers destemidos e looks que buscam desafiar as normas da sociedade, a Semana de Moda de Londres é o lugar certo. Nesta sexta-feira (21), Dilara Findikoglu e Di Petsa resolveram explorar a ambição e o desejo sexual feminino utilizando referências artísticas e elementos inesperados.

Reprodução – Pinterest

Vênus do Caos 

Com luzes pulsantes e cadeiras antigas, a boate industrial Electrowerkz recebeu uma apresentação típica de Dilara Findikoglu, com peças desconstruídas e maquiagens feitas com um iluminador cintilante bem concentrado. 

A estilista turco-inglesa carrega a fama de quebrar códigos de vestimenta do mundo feminino com um olhar político e nada sútil, mas para esta nova coleção de Outono/Inverno, Dilara trouxe uma abordagem mais pessoal. “Dizem que as mulheres são de Vênus”, ela conta.

Inspirada na pintura “O nascimento de Vênus” e na escultura “Vênus de Milo”, os elementos principais de cada obra se transformaram em peças de roupa que tem como objetivo ressignificar tudo aquilo que “aprisiona” e “sufoca” as mulheres.

Reprodução – Fashion Network
Reprodução – Fashion Network

Podemos observar diversos looks onde o cabelo vira um acessório de destaque, ou então a própria roupa, fazendo referência à pintura de Botticelli. As tranças colocadas propositalmente sob o rosto da modelo e complementando o corset demonstra um trabalho manual cuidadoso e simbólico.

As roupas possuem inúmeros detalhes em couro, rendas, conchas, alfinetes e até amarrações que descem pela calça ou nos vestidos mais colados. Confira o que rolou no primeiro dia de LFW aqui!

Reprodução – Fashion Network
Reprodução – Fashion Network

O sagrado e o profano

Apresentado no BFC Show Space, local bem comum durante esta semana de moda, Dimitra Petsa equilibrou a sua passarela com santos e pecadores, ambos envoltos por um desejo sexual que, ou os prendiam, ou libertavam.

Houve momentos em que o preto, o longo e pesado véu e os cortes assimétricos se destacaram. No entanto, o branco, a seda, as asas de anjo e as peças íntimas rendadas deram um contraste.

Reprodução – Instagram
Fotógrafa @sophiexholden
Reprodução – Instagram
Fotógrafa @sophiexholden

Além disso, tiveram alguns pontos-chave que deixaram a coleção de Di Petsa ainda mais divertida e performática.

A presença de Mia Khalifa, em um vestido decotado, despertou o interesse de muitos e a mensagem de Dimitra ficou ainda mais clara. Por fim, presenciamos uma “noiva mascarada” cercada por homens que lhe ofereciam lírios em um gesto de pureza e súplica.

Reprodução – Instagram
Fotógrafa @sophiexholden
Reprodução – Instagram
Fotógrafa @sophiexholden

Esse segundo dia de London Fashion Week nos mostrou que a moda é uma forte ferramenta de expressão e nos traz reflexões profundas sobre assuntos que, muitas vezes, não são bem aproveitados. Enquanto Di Petsa nos mostrou uma sexualidade sagrada, Dilara Findikoglu encontrou, na deusa Vênus, uma sensualidade mais íntima e subversiva.

Se você, assim como nós, gosta de análises mais precisas sobre os desfiles de moda, continue de olho na Redz. Fashion!

Written By

Leave a Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *