Em maio deste ano, durante a temporada Cruise, os boatos sobre a saída de Maria Grazia Chiuri da Dior não paravam de circular, e não muito tempo depois eles foram confirmados. Quando Silvia Venturini deixou a direção criativa da Fendi para se tornar a presidente honorária da empresa, em 29 de setembro, voltamos a falar sobre mais uma cadeira vazia no mundo da moda e, nesta terça-feira (14), a casa italiana acaba de revelar que já encontrou alguém para ocupar o cargo.
Lar doce lar
No ano de 1989, Chiuri assumiu o setor de design de acessórios da Fendi junto de Pierpaolo Piccioli, onde trabalharam na criação da bolsa Baguette, uma das mais famosas da marca. Sua carreira na moda andou lado a lado com Piccioli em diversos momentos, como quando lideraram a produção de acessórios da Valentino em 1999, ou quando foram nomeados diretores criativos da grife em 2008, tudo à convite de Valentino Garavani. Quando Maria Grazia passou a comandar a Dior em 2016 os dois se separaram, ao menos profissionalmente.

@fendi
Ao retornar para a Fendi, sediada em Roma, Chiuri tem a oportunidade de ficar mais perto de casa. Além de ser sua cidade natal, a estilista possui uma grande admiração pela história do local, sendo ela a grande protagonista de sua última coleção na Dior. Veja a despedida de Maria Grazia Chiuri aqui!

@dior
“Volto à Fendi com honra e alegria, tendo tido o privilégio de iniciar minha carreira sob a orientação das fundadoras da maison, as cinco irmãs. A Fendi sempre foi um ponto de partida para muitos criativos da indústria, graças à extraordinária capacidade dessas cinco mulheres de promover e nutrir gerações de visão e habilidade. Sou grata ao Sr. Arnault por me confiar a tarefa de ajudar a escrever um novo capítulo na história desta extraordinária empresa fundada por mulheres”, conta Chiuri sobre sua chegada na casa.
Um novo capítulo
Em julho do ano passado, Roman Ros se tornou o novo CEO da Fendi e aparenta estar em busca de renovar a grife de modo inesperado e criativo. Saiba mais sobre o IED Rio e a Literatura da Moda aqui!
“Estou emocionado em receber Maria Grazia na equipe. O papel de um diretor criativo não é mais simplesmente desenhar roupas bonitas, mas fazer a curadoria de uma cultura e manter um espelho para o mundo em que vivemos. Seu talento e visão serão fundamentais para fortalecer a herança da Fendi, moldar o futuro talento da casa e aprofundar nosso compromisso com o artesanato italiano”. disse Ros.

Chiuri irá comandar a linha masculina e feminina de ready to wear e alta-costura, com seu desfile de estreia marcado para fevereiro de 2026, durante a Milan Fashion Week, com uma coleção feminina de outono/inverno. Naturalmente, no mês de junho e julho outros desfiles serão apresentados com a linha masculina e de alta-costura da Fendi.
Por fim, Bernard Arnault, presidente e CEO do Grupo LVMH, também deu as boas-vindas para a designer: “cercada pelas equipes da Fendi e em uma cidade que lhe é querida, estou convencido de que Maria Grazia contribuirá para a renovação artística e o sucesso futuro da maison, ao mesmo tempo em que perpetuará sua herança única.”
Para mais notícias sobre os bastidores do mundo da moda, continue de olho na Redz. Fashion!