Está aberta a temporada de primavera/verão 25 na Itália! A Milão Fashion Week é conhecida por ser uma das mais clássicas e tradicionais semanas de moda do calendário.
Os 100 anos da Fendi
Prestes a completar 100 anos, a Fendi abriu a temporada de primavera/verão 2025 em Milão voltando aos seus anos de origem, os anos 20.
Sem cinturas marcadas, com tecidos fluidos e franjas, o diretor criativo, Kim Jones, trouxe alguns aspectos dos anos 20 para os dias atuais, juntando com transparência, bordados da alta costura e shorts em tamanho micro ( tendência que permanece por mais uma temporada italiana)
É possível definir essa coleção como confortável e aconchegante, seja pelas cores claras, pelos vestidos e conjuntos que pareciam camisolas e pijamas, tênis de cano alto ou até mesmo os casacos fofos que pareciam roupões. Kim Jones quis transmitir que a Fendi não é apenas um negócio, mas uma família, um lar passado de geração em geração e que graças a união e esforço de cada membro a grife se tornou o que é hoje.
Alberta Ferretti a favor do vento
Com tecidos extremamente leves, rendas, o brilho sútil da seda e bordados em forma de flores e folhas, Alberta Ferretti trouxe um Boho luxuoso para a passarela da sua coleção de primavera/verão 2025
O vento do fim do dia foi um participante importante para adicionar movimento aos vestidos transparentes que surgiam em tons de creme ao mais forte laranja, o azul royal e o rosa fúcsia também estiveram presentes na paleta de cores, encerrando com o preto, que, aparece de forma sexy e mestiriosa nos vestidos, calças e lingeries a mostra. A tendência da saia balonê não ficou de fora, Ferretti uniu o modelo a tecidos plissados, adicionando ainda mais luxo para a coleção.
A diversão da Marni
Desprendida e divertida, a apresentação de Francesco Risso para a marca Marni deixa de lado a seriedade e o ar classudo das passarelas italianas.
Com chapéus em formatos peculiares, casacos amarrados no pescoço e maquiagem caricata, a coleção da Marni para a próxima estação brinca com peças clássicas como camisas e blazers através de cores vivas como vermelho, azul e amarelo. A estampa de rosas coloridas, as amplas saias balonê ( saias balonê dominarão o mundo! ) traz a diversão do estilista durante o processo criativo.
As saias sereias e os boás exagerados chamam a atenção, juntamente com os vestidos de cinturas rebaixadas e saias armadas.
Francesco mostrou que a moda italiana pode ser divertida e colorida sem deixar de ser clássica e tradicional.