Recentemente, a Jaguar lançou sua nova logomarca e, devido à nova tipografia, uma discussão movimentou as redes sociais sobre como as marcas vêm preferindo simplificar sua estética.
![](https://redzfashion.com/wp-content/uploads/2024/12/jaguar-novo-logo-fundo-rosa-1024x576.jpg)
Boca Rosa
A marca brasileira que está no mercado há anos, esse ano trouxe uma nova versão, tirando o beauty do nome e a cor rosa como identidade da marca. A empresária e influencer Bianca Andrade também abordou nessa nova coleção uma diversidade de tons de base, com 50 tons na paleta.
![](https://redzfashion.com/wp-content/uploads/2024/12/FunPic_20241202_094951605-1024x1024.jpg)
De todos os produtos lançados, a base causou mais polêmica entre elas, positivas e negativas. Porém, foi admirada por muitos a atenção com a diversidade de cores, sendo a primeira marca brasileira a lançar 50 tons de base, a qual foi comparada com a Fenty Beauty.
Um dos argumentos negativos da marca ditados pelo público foi a mudança do rosa, onde agora o tom principal é cinza e branco. Também o formato da boca, que também era a marca registrada, que agora está mais simples usando um traço só.
![](https://redzfashion.com/wp-content/uploads/2024/12/novo-logo-identidade-visual-boca-rosa-3-1024x576.jpg)
Grife
Outras marcas no mundo da moda, como Burberry, Balmain, Saint Laurent e Balenciaga também resolveram adotar uma tipografia mais simples e moderna, deixando a ousadia e curvas felinas de lado.
![](https://redzfashion.com/wp-content/uploads/2024/12/FunPic_20241202_103217519-1024x1024.jpg)
Entretanto, essa mudança traz uma perda de identidade que também afeta a forma como o público pensa e vê a marca. As marcas que deixam de ser ousadas correm o risco de caírem na simplicidade e não trazerem nada inovador no mercado, influenciando gradualmente nas vendas.
Quando a Saint Laurent assumiu uma nova direção em 2022, voltou atrás e assumiu a logo tradicional, mas sem o “Yves”. E logo depois, a Burberry colocou de volta o icônico cavaleiro.
Jaguar
Nesse final de Novembro a marca de carros de luxo britânica trouxe novidades e dentre elas a nova logomarca que movimentou as redes sociais, que está mais simples, sem serifa e mais redonda, totalmente em caixa baixa. Uma das características também criticada por boa parte do público foi a retirada do jaguar saltando, uma marca registrada da marca desde 1950. A nova fonte de letra é inspirada no movimento artístico Pop Art, que acompanha não somente o formato da letra, mas também a escolha de cores mais simplistas.
![](https://redzfashion.com/wp-content/uploads/2024/12/FunPic_20241202_095231520-1024x1024.jpg)
A empresa alegou que o objetivo com a mudança é adotar um ar mais moderno e alcançar também o público jovem.
O que podemos esperar?
É inevitável que as marcas procurem a mudança e a busca por novos públicos, na qual obviamente qualquer diferença será em algum momento julgada por parte do público. Contudo, algo que está sendo perceptível é a importância que a marca está dando aos comentários positivos, onde estão mais preocupados na viralização independente de qual seja o motivo, tanto positivo quanto negativo.
O que as próximas marcas devem observar é na autenticidade e originalidade, pois se a mudança para o simplista continuar nos próximos anos, nada vai aparecer visualmente original.
Veja também > Flores no Verão: Uma tendência que promete ser duradoura