Redz.
Redz.

Os maiores destaques da Milan Digital Fashion Week SS25

Último dia da Semana de Moda de Milão deu espaço para jovens estilistas apresentarem suas peças de forma online

Reading Time: 4 minutes

A Semana de Moda de Milão teve o seu fim nesta segunda-feira (23), na mesma data em que a Semana de Moda de Paris começou, mas os seus desfiles foram um pouco diferentes desta vez. Como o próprio nome já diz, eles aconteceram de forma digital, através de uma companhia sem fins lucrativos que visa dar visibilidade aos jovens designers da indústria com transmissões ao vivo e uma super produção.

Camera Moda Fashion Trust no MFW

A organização foi criada no ano de 2020, é liderada por Carlo Capasa, presidente da Câmara Nacional da Moda Italiana, e busca apoiar diversos designers independentes a se destacarem no cenário da moda global, indo muito além da ajuda financeira. Veja os destaques do penúltima dia de MFW aqui!

Em colaboração com um dos eventos de moda mais aguardados do ano, a Camera Moda Fashion Trust trouxe alguns deles para a Milan Digital Fashion Week para apresentar sua coleção de primavera/verão 2025. Nesta edição, alguns nomes chamaram a nossa atenção e decidimos nos aprofundar na essência de suas peças.

Francesco Murano

Conhecendo o artista, vemos a sua fascinação por encontrar um equilíbrio entre os opostos através da moda. Inspirado na obra “O Nascimento da Tragédia” de Friedrich Nietzsche, nele o filósofo usa os termos “apolíneo” e o “dionisíaco” para trazer a harmonia de um lado e a força instintiva e caótica do outro.

Reprodução – Instagram @murano.francesco
MFW SS25

Essa não foi a única coleção de Murano baseada nessa ideia, mas é algo que ele sempre tenta impor nas suas criações. “Apontar como a racionalidade e o rigor da escultura clássica podem estar fortemente ligados às regras da modelagem de alfaiataria”, conta o estilista.

Reprodução – Instagram @murano.francesco
MFW SS25

Com luzes baixas, maquiagens que marcam o olhar e uma trilha sonora estranhamente hipnotizante, o desfile digital destaca a precisão do movimento que suas roupas davam no corpo das modelos. Os tons claros e a leve transparência em locais estratégicos foram a peça-chave, combinando os dois lados da moeda que ele tanto buscava.

Defaïence by Nicola Bacchilega

O designer, que estreou a sua marca em 2021, já conquistou a modelo Lori Harvey, trouxe Gisele Bündchen em uma de suas campanhas e chegou a vestir Sabrina Carpenter em uma das cenas do videoclipe de “Please Please Please”.

Nascido em Faença, na Itália, seu trabalho é focado em misturar a delicadeza da escultura cerâmica com a riqueza da alta-costura em peças soltas, mas de uma forma que tudo fique bem desenhado no corpo.

Reprodução – Instagram @defaience
MWF SS25

A coleção, composta por 15 looks, é colocada numa ambientação com cores quentes, levando um ar de sofisticação com uma trilha sonora forte e as peças que se movem lentamente conforme as modelos andam. As roupas variam entre vestidos em tons prateados, um dourado mais fechado, rosa e um único vestido preto.

Reprodução – Instagram @defaience
MWF SS25

Outro ponto forte da coleção e, de modo geral, da marca, foram as joias ornamentadas em algum local da saia do vestido, potencializando um look que parecia ser simples, de modo que completasse a roupa. Veja o que rolou na abertura da MFW aqui!

Jacob Cohën 

O jeans, que faz parte de toda a estética da marca, teve um papel importante nesta coleção. O objetivo é sempre o mesmo: fazer com que esse tecido transforme a roupa em uma segunda pele, indo de encontro ao corpo da pessoa naturalmente. Todos os bolsos e o forro são costurados a mão, com o máximo de atenção aos detalhes.

Reprodução – Instagram @jacobcohen_official
MFW SS25

Tratando-se de um tecido personalizável, a equipe de estilistas da marca sempre procuram fazer diferentes modelos de etiquetas, patches, bordados e botões. Nesta coleção de primavera/verão não foi diferente.

Reprodução – Instagram @jacobcohen_official
MFW SS25

De primeira vemos roupas simples, mas são os detalhes que prendem o consumidor. Os tons verde e azul se destacaram, o jeans apareceu em capas de livros e até nos móveis do local, tudo feito para passar uma ideia mais descontraída e cotidiana, finalizando a Milan Digital Fashion Week com leveza e looks despojados.

Written By