Mesmo no final do ano, as surpresas do mundo fashion não param! Nesta terça-feira (16), durante uma coletiva de imprensa no Palácio da Cidade, no Rio de Janeiro, Alan Adler, CEO da IMM e Eduardo Cavaliere, vice-prefeito da cidade, anunciaram a estreia da Rio Fashion Week para 2026, o que coloca a capital de volta para o calendário de moda nacional após a suspensão do Fashion Rio, sua antiga fashion week oficial.
O que sabemos até agora
Com previsão para acontecer do dia 15 a 18 de abril de 2026, no Pier Mauá, a ideia é trazer cerca de 30 desfiles, produções audiovisuais que se relacionam com o universo da moda e investir em programas de capacitação para jovens talentos que buscam dar os primeiros passos na indústria.
Com a chegada do evento, o calendário de moda brasileiro irá passar por uma transformação. Enquanto a Rio Fashion Week é marcada para o primeiro semestre, a São Paulo Fashion Week é colocada na segunda metade do ano e cada cidade terá uma edição anual, unificando os eventos.

“Não é sobre divergência, e sim sobre conexão”, disse o sócio criador e fundador da São Paulo Fashion Week, Paulo Borges, na coletiva. Junto com ele, Graça Cabral e Olivia Merquior fazem parte do conselho estratégico.
A motivação
Com Paulo Borges à frente da direção criativa das duas semanas de moda, o plano é expandir a ideia do Rio como a grande capital da moda brasileiro ao redor do mundo, chamando jornalistas e compradores internacionais, trazendo mais visibilidade para marcas e modelos.
Dessa forma, entre a capital paulista e fluminense, cada marca será direcionada para a semana de moda que mais se alinha com seu tipo de negócio e objetivos. Além disso, há a expectativa de impactar a economia do Rio de Janeiro em até 200 milhões de reais e gerar mais de 8 mil empregos.
Para mais notícias sobre o mundo da moda, continue de olho na Redz. Fashion!