Redz.
Redz.

Sarah Burton é a segunda mulher na direção criativa da Givenchy

Ao sair de Alexander McQueen em setembro de 2023, a designer virou uma das queridinhas entre as marcas do momento

Reading Time: 3 minutes

Após uma emocionante despedida que ocorreu na sua última coleção de primavera/verão para a Alexander McQueen em 2024, Sarah Burton torna-se independente e entra na disputa entre as grifes que, atualmente, estão sem nenhuma liderança. Nesta segunda-feira (09), a partir de um comunicado oficial, descobrimos que a Givenchy está sob a direção criativa de Sarah. A designer vem recebendo elogios do Presidente do Conselho e do novo CEO da grife.

Foto – Instagram @givenchy 
Sarah Burton


Ocupando o lugar de Matthew Williams, que deixou a direção criativa da Givenchy em janeiro de 2024 para focar na sua própria marca (1017 Alyx 9SM), Sarah Burton chegou para gerenciar tanto as coleções femininas quanto as masculinas, começando pela sua estreia na Paris Fashion Week de março de 2025 com peças de outono/inverno. 

No comunicado divulgado, ela diz: “Estou muito animada por poder escrever o próximo capítulo na história dessa casa icônica e trazer para a Givenchy minha própria visão, sensibilidade e crenças.Veja como explorar o seu estilo criativo aqui!

A designer esteve cerca de 26 anos com Alexander McQueen, começou como estagiária em 1997 e logo passou para a chefe dos designs femininos em 2000. Após o falecimento de Lee Alexander McQueen, ela foi a escolhida para assumir o cargo de diretora criativa da maison e começou a fazer história no mundo da moda.

Foto – Instagram @alexandermcqueen
Angelina Adhel para a coleção de primavera/verão 2024 de Alexander McQueen

A escolha de Sarah para liderar a Givenchy foi precisa e muito simbólica, considerando que o seu antigo mestre já esteve na mesma posição como o diretor criativo da marca francesa, entre os anos 1996 e 2001 (sim, ele cuidava de sua própria marca e da Givenchy ao mesmo tempo). Além disso, ela se torna a segunda mulher a chefiar os designs da grife, logo atrás da inglesa Clare Waight Keller.

Foto – Instagram @alexandermcqueen
Naomi Campbell desfilando para a coleção de primavera/verão 2024 de Alexander McQueen

Em um outro comunicado, o Presidente do Conselho da Givenchy comentou sobre a nova direção criativa da casa com a sua chegada: “Sarah Burton é um talento criativo excepcional cujo trabalho eu acompanho apaixonadamente há muitos anos […] Estou convencido de que sua liderança criativa contribuirá para o sucesso futuro e a posição internacional da maison.”

Foto – Instagram @alexandermcqueen
Vilma Sjöberg desfilando para a coleção de primavera/verão 2024 de Alexander McQueen

“Sua notável carreira e visão criativa já conquistaram uma vasta base de fãs e temos certeza de que, sob sua direção, a Givenchy continuará a inovar e cativar um amplo público em todo o cenário mundial. Aguardo ansiosamente a nova energia criativa que Sarah trará ao trabalhar ao lado de nossas equipes excepcionais em nossos workshops enquanto embarcamos neste novo capítulo na história da Givenchy”, finaliza Alessandro Valenti, recém-nomeado o novo CEO da grife francesa.

Written By