Duran Lantink é o novo diretor criativo da Jean Paul Gaultier

Após um longo período de troca de estilistas, uma nova era se inicia na grife francesa e no mundo da moda

Reading Time: 3 minutes

Se você pensou que o caos nos bastidores da moda daria um tempo neste mês de abril, com certeza levou um susto quando, na manhã desta terça-feira (15), o Instagram oficial da Jean Paul Gaultier anunciou o seu mais novo diretor criativo após a saída do estilista fundador, o famoso L’enfant Terrible de La Mode (criança rebelde da moda).

Duran Lantink por Walter Pfeiffer
Reprodução – Instagram @duranlantinkyo

Um novo capítulo na história da maison

Depois de encerrar os desfiles de prêt-à-porter em 2014 para focar somente nas criações de Alta Costura, Jean Paul Gaultier se aposentou no ano de 2020 e, desde então, a marca passa por diversas colaborações, convidando alguns designers a cada temporada. Confira a trajetória de Vivienne Westwood aqui!

Reprodução – Instagram @duranlantinkyo
Reprodução – Instagram @jeanpaulgaultier

No entanto, a chegada do estilista holandês Duran Lantink mudou tudo. Com um cargo permanente, o cronograma de desfiles da casa está de volta aos eixos com a sua primeira coleção prê-à-porter, feita por Lantink, marcada para o dia 25 de setembro durante a Paris Fashion Week, e com a sua estreia na Alta Costura para janeiro de 2026.

Reprodução – Instagram @duranlantinkyo
Reprodução – Instagram @jeanpaulgaultier

Vejo nele a energia, a audácia e o espírito lúdico através da moda que tive no início da minha própria jornada: o novo enfant terrible da moda”, escreveu Jean Paul Gaultier em um comunicado, dando às boas-vindas ao Duran. 

Quem é Duran Lantink?

O designer de moda nasceu na Holanda, em 1988. Com seus 38 anos de idade, ele já ganhou o prêmio Karl Lagerfeld do LVMH e, nesse momento, se tornou o primeiro sucessor de Gaultier, se desafiando para combinar seu olhar audacioso e silhuetas não convencionais com os códigos da casa francesa, que também não é nada tradicional.

Formado pela Gerrit Rietveld Academie e pela instituição de pós-graduação Sandberg Instituut, Lantink já vestiu cantoras como Doja Cat, Janelle Monáe, Beyoncé e Billie Eilish.

Duran Lantink aos 11 anos usando Jean Paul Gaultier
Reprodução – Instagram @duranlantinkyo

Em seu Instagram, o estilista comemora a sua chegada na maison e agradece a todos que o apoiaram durante a sua jornada. Confira os destaques da MFW 2025 aqui!

“Considero Jean Paul Gaultier um gênio e parte de uma geração que arrombou portas para que pessoas como nós pudessem atravessá-las livremente e ser quem somos sem pedir desculpas. Assumir o cargo de Diretor Criativo é uma verdadeira honra.

“Agradeço a todos que acreditaram na minha equipe e em mim desde o início. O apoio de vocês foi fundamental”, ele finaliza.